
- Notícias
-
by Diretoria Soamar
A bandeira nacional foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República. Ela foi inspirada na bandeira do Império brasileiro.
A cor verde representa a Casa de Bragança, da família real portuguesa, e a cor amarela representa os Habsburgos, a família da imperatriz Leopoldina. Além disso, as cores retratam às riquezas do país: verde das matas e florestas, amarelo das riquezas minerais, o azul do céu e o branco a paz.
“Ordem e Progresso”, lema escrito na bandeira, tem inspiração na filosofia positivista. As estrelas simbolizam os 26 estados e o Distrito Federal. A disposição delas representa a constelação Cruzeiro do Sul, no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, quando foi Proclamada a República do Brasil.
No último sábado, dia 19 de novembro, dia que se celebra o “Dia da Bandeira Nacional”, a SOAMAR PB, Capitania dos Portos da Paraíba e os grupos de Escoteiros do mar “Tenente Lucena” e “Gemar Galé” estiveram juntos para realizar o rito solene de Cerimônia à Bandeira.
O evento que reverenciou o Pavilhão Nacional traz a recordação dos valores que fazem parte da construção de nosso país. O momento de extrema importância serve para resgatar o patriotismo e sentimento de pertença a nossa nação, assim como recorda também todos aqueles que deram a sua própria vida para que a nossa bandeira pudesse ser hasteada em todos os recantos de nosso país.
A SOAMAR e a CPPB desejam que datas como estas sejam cada vez mais divulgadas e celebradas para que a população, sobretudo as crianças e adolescentes que perfazem as novas gerações, saibam dar o devido valor a cada parte e símbolo da história da nossa nação, como é a Bandeira Nacional.
Viva o Brasil!
Viva a Marinha!




